A Ashwagandha é uma erva nativa da Índia e do norte da África, que vem sendo usada há milênios pela medicina ayurveda. O seu extrato, seja das raízes, frutos ou das folhas, são usados para tratar uma variedade de doenças.

Ela vem ganhando popularidade na atualidade em forma de suplemento, entre seus benefícios mais procurados está o relaxamento.

Sua ação é considerada adaptogênica, isso significa que ela pode ser capaz de aumentar a resistência do corpo contra situações de estresse físico, mental ou emocional.

Dessa forma, muitas pessoas usam a Ashwagandha para ansiedade, pois os seus efeitos são totalmente relaxantes e não causam nenhum tipo de efeito adverso.

Ela também pode reduzir os níveis de cortisol, que quando em excesso no organismo, podem ser a causa do estresse.

Outro de seus benefícios é a melhora da concentração e o aumento dos níveis de energia, pode também impulsionar um sono de qualidade, por estarem mais relaxadas, as pessoas costumam se sentir mais sonolentas.

Além disso, ela atua como antioxidante, que ajuda a prevenir o estresse oxidativo nas células, causado pelos radicais livres. Isso também beneficia o sistema imunológico, reforçando-o, levando a inibição da atividade de fungos, vírus e bactérias.

Ainda pode propriedades anticâncer que ajudam a ativar a morte celular programada para as células cancerígenas. Outros de seus benefícios podem ser:

  • Ação anti-inflamatória;
  • Poderes afrodisíacos;
  • Melhora a qualidade do sono.

Os efeitos colaterais associados ao seu uso costuma ser raros, porém, algumas pessoas podem apresentar:

  1. Vômitos;
  2. Diarreia;
  3. Azia.

Esse produto contém ferro, o que pode aumentar os níveis de hemoglobina e eritrócitos, então o consumo em grande quantidade deve ser evitado por pacientes com hemocromatose.

Pode aumentar o efeito de barbitúricos e sedativos. Não deve ser usado por gestantes e lactantes.

Apesar de não ter restrições específicas sobre faixa etária, a FarmaLivre recomenda o uso para pessoas adultas. As dosagens costumam ser de 500mg.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *