O licenciamento PA é um imposto que se repete, na verdade, em todos os demais Estados e que tem como principal serventia manter um trânsito seguro. Para isso, os critérios para conceder o certificado do licenciamento PA são bem rígidos e o veículo não pode ter defeitos mecânicos para isso.

É necessário pagar o valor do imposto em algumas cotas ou em uma vez única para ter direito a solicitar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). É este o documento apresentado à polícia, por exemplo, caso aconteça uma blitz.

Licenciamento PA

Licenciamento PA

O licenciamento PA é um processo pelo qual os sistemas dos veículos são todos avaliados por meio de uma vistoria e, então, é emitido o CRLV. Este documento se renova todos os anos e é essencial não tirar o veículo da garagem sem ele porque dirigir carros não licenciados acarreta 7 pontos na carteira.

Para muitos, essa não é uma punição tão séria, ainda mais se essas pessoas não têm tantos pontos em sua CNH. Porém, outro risco para os veículos não licenciados é ser levados para o pátio do Detran.

Uma vez que a estada do veículo no pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Pará não é de graça, todas as diárias são cobradas do dono legal, que é quem deve providenciar o licenciamento. Além disso, se há necessidade de regularizar vendas ou transferências, só dá para fazer isso depois de licenciar.

É essencial lembrar ainda que o licenciamento PA é um trunfo do Detran para promover mais saúde ao meio ambiente, pois os veículos também são avaliados com relação ao nível de poluentes que emitem. Por isso, os que poluem excessivamente precisam se adequar às regras do Estado para receberem o CRLV.

Como consultar o valor do licenciamento PA

O valor do licenciamento pode ser pago de uma única vez e com o recebimento de desconto. Porém, o proprietário que preferir pode pagar esse imposto em até três vezes, com as datas desse pagamento estabelecidas com base nos números finais da placa. Para consultar:

  • Acesse o link do Detran PA clicando aqui;

  • Insira o Renavam;

  • Coloque os números e letras da placa em campos separados;

  • Copie o código captcha;

  • Clique em “Confirmar”

Outra possibilidade é consultar o licenciamento PA indo aos postos de atendimento do Detran PA. No entanto, os funcionários só informam sobre o licenciamento ao responsável legal do veículo e desde que ele leve também o seu Renavam original.

Tabela do licenciamento PA

A tabela do licenciamento PA tem como finalidade estabelecer os dias em que os responsáveis pelos veículos de determinadas placas farão o pagamento. Com essa medida, tudo fica mais organizado tanto para o governo estadual receber o imposto quanto para a população fazer o seu pagamento.

Também chamado de calendário do licenciamento, essa tabela é informada à população nas unidades de atendimento do Detran PA e no seu site. Para que você visualize quando pagará o licenciamento do seu veículo, seja em cotas divididas ou em cota única, basta fazer a consulta ensinada acima.

Onde pagar o licenciamento PA

O imposto poderá ser pago em determinados bancos e que você tem acesso a essa informação quando imprime o boleto do licenciamento PA. Com relação a esses bancos, você terá duas opções para efetuar o pagamento:

  • Se é correntista, usar o terminal de autoatendimento ou os aplicativos;

  • Se não é correntista, usar o guichê de atendimento

É claro que mesmo os correntistas podem usar os guichês de atendimento, caso achem que essa é uma forma mais fácil de pagar o imposto. Inclusive, todo mundo pode fazer o pagamento usando as casas lotéricas.

Detran PA

O Departamento Estadual de Trânsito do Pará é muito importante para orientar a população de forma devida, tirando dúvidas sobre o licenciamento e sobre os outros diversos procedimentos de regularização dos veículos.

O órgão tem vários postos de atendimento e você pode ver os serviços executados em cada um deles, assim como os endereços, clicando aqui. Destaca-se que muitos dos serviços devem ser procurados na rede do Ciretran, que também é um órgão de trânsito; no Pará, pode-se acessar as unidades aqui.

Cabe lembrar que o Detran atende de segunda a sábado e que, mesmo para pedir informações a respeito de licenciamento, pode ser exigido que você retire uma senha.

Conclusão

É com o licenciamento PA que o veículo, não importa se ele é usado para transporte privado ou público, fica regular e livre para ser transferido de dono, vendido e até para estar nas ruas. Caso contrário, pode acontecer a apreensão e a aplicação de multa.

Nós agradecemos a sua leitura e queremos aproveitar para reforçar que o gasto para quem não licencia o veículo é bem mais alto do que o valor do imposto, ou seja, é mais barato licenciar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *