Em todo o Brasil, existem os Institutos Federais, conhecidos por disponibilizarem alguns cursos técnicos em áreas específicas, como petróleo e gás, fotografia, contabilidade e demais possibilidades. 

Para estudar nessa instituição, seja ela em qual for, como por exemplo a inscrição IFBA 2021, é preciso passar em uma prova e um processo seletivo considerado difícil por muitos, principalmente porque é super concorrido.

Quer ficar de olho em quais são as datas disponibilizadas, como funciona o procedimento, quais são os documentos necessários? Fique de olho aqui em nosso site e receba atualizações sobre o tema, sem perder nenhuma questão que possa achar importante.

Inscrição IFBA ou demais cursos técnicos: veja aqui como fazer!

Inscrição IFBA ou demais cursos técnicos: veja aqui como fazer!

Se você quer fazer a sua inscrição no IFBA ou qualquer outro instituto de sua região, é importante, primeiro, prestar atenção em quais são as datas de inscrições, dessa forma, se inscrevendo dentro do período esperado, do contrário, já começa perdendo aí suas chances de estudar na instituição.

Agora, é preciso preencher com seus dados pessoais, como seu nome, nome completo, data de nascimento, CPF, RG, escolaridade, curso que deseja concorrer a uma vaga e tantas outras informações que serão requeridas aí no site.

Dessa forma, atente-se para o pagamento da taxa de inscrição, visto que será ela a confirmação de sua concorrência com demais pessoas. Caso não tenha condições de realizar o pagamento da mesma, faça seu requerimento de isenção da taxa, dessa forma, será preciso preencher alguns dados que atestem sua situação financeira e de sua família, comprovando a renda familiar ou pessoal.

Depois de um tempo, você deverá adentrar no site do IF desejado e verificar os resultados, se não for selecionado, terá que pagar de qualquer forma a taxa.

Como funciona a prova?

A prova é conhecida por ser difícil para algumas pessoas e complexa para outras, dessa forma, é preciso estudar com vontade para conseguir destaque por entre os estudantes. A prova terá questões referentes à língua portuguesa, matemática, língua estrangeira (que fica a critério do estudante selecionar uma entre as disponíveis), biologia, química, física e demais matérias que já se está acostumado no dia a dia. 

Dessa forma, no dia da prova, procure ir com a cabeça calma, com uma garrafinha de água e com todo o conhecimento rapidamente disponível para poder usufruir das melhores oportunidades que a prova lhe trará. É indicado também que caso esteja perdendo muito tempo em uma questão, deixe para depois e vá para outra que sabe responder corretamente, dessa forma, você não perde o foco e nem o tempo de pensamento em algo que poderá errar.

Os resultados serão divulgados depois de um tempo, geralmente um mês após a execução da prova, dessa forma, fique de olho caso seu nome esteja na lista. Do contrário, procure verificar se está em uma boa posição da lista de espera, assim, deve ficar observando as liberações que acontecem e se terá chances de ser chamado. 

Agora, é um boa sorte e bons estudos, somente assim poderá ter destaque na prova!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *