Se lhe foi diagnosticado um tumor cerebral (suspeito), é provável que inicie alguns tratamentos medicamentosos, incluindo Dexametasona e muitas vezes fenitoína.

A dexametasona é um fármaco esteroide que demonstrou benefícios na redução do inchaço (edema) causado por alguns tumores cerebrais. O inchaço associado a tumores cerebrais pode contribuir para os sintomas produzidos pelo tumor, incluindo dores de cabeça e défices neurológicos (tais como fraqueza e perda de fala). Os esteroides devem, portanto, ajudar a aliviar alguns destes sintomas.

Quanto tempo demora para funcionar?

Como utilizar a dexametasona corretamente? Veja aqui!

A dexametasona demora normalmente 8-24 horas para os primeiros efeitos aparecerem.

Quanto devo tomar e por quanto tempo?

Normalmente lhe será receitada uma dose elevada inicialmente (4 mg 4 vezes por dia), o que será reduzido após o tratamento, tal como indicado pelos seus médicos. Dependendo do seu tipo de tumor e das suas necessidades para outro tratamento (tais como radioterapia), pode ser aconselhado a manter-se numa pequena dose.

Se tomou dexametasona durante mais de alguns dias, é muito importante não a interromper subitamente, pelo que a dose deve ser gradualmente reduzida ao longo de um período de dias.

Quais são os efeitos secundários?

Todas as drogas têm efeitos secundários. Os efeitos secundários mais frequentes associados à dexametasona são gastrite ou úlceras de estômago (para prevenir isto, lhe será administrado um medicamento anti-ácido), aumento de apetite, aumento de peso, fraqueza muscular, diabetes, aumento do risco de infecção e distúrbios psicológicos. Geralmente, os efeitos secundários são piores com doses mais elevadas administradas por períodos de tempo mais longos.

Fenitoína

A fenitoína é um medicamento anti-epiléptico utilizado para tratar (ou reduzir o risco de sofrer) crises (ataques). É por vezes conhecido pela designação comercial. Embora seja o medicamento mais comum utilizado pelos neurocirurgiões para as crises convulsivas, alguns doentes recebem medicamentos alternativos, tais como carbamazepina ou valproato.

Quanto tempo demora para funcionar?

Isto depende da forma como são administradas as primeiras doses e da quantidade que lhe é administrada. Para o efeito mais rápido (por exemplo, se tiver um ataque), este será administrado por via intravenosa (numa veia) em doses elevadas, seguidas de uma dose de manutenção mais baixa, normalmente 300 mg por dia, que é frequentemente tomado como um comprimido à noite.

No entanto, a fenitoína precisa de ser administrada numa dose precisa para que funcione e demasiado pode causar efeitos secundários – isto será verificado através de análises ao sangue intermitentemente para verificar os níveis na sua corrente sanguínea.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *