Quem ainda for fazer o download do aplicativo ID Estudantil do Ministério da Educação para ter acesso à carteirinha digital precisa ficar alerta na Play Store e Apple Store em relação aos aplicativos falsos. Nas lojas há outros apps com a mesma identidade visual, que muito se assemelham a ID Estudantil, entretanto, não são oficiais. Ao fazer o meu cadastro, eu tentei baixar esses apps clandestinos para conferir até que ponto vão e, de fato, a identidade é tão parecida que podem  facilmente enganar alguém que esteja fazendo o download pela primeira vez.
Na imagem abaixo, por exemplo, pode-se conferir duas logos idênticos – em cores diferentes. Somente a primeira logo é a que corresponde ao aplicativo oficial. Por isso, é sempre bom estar atento a como funcionam os programas e seguir os links oficiais para evitar que suas informações sejam roubadas. Faça o download usando os seguintes links: Play Store (para Android) e Apple Store (para Iphones).

O que é a ID Estudantil do MEC

O objetivo do ID Estudantil é permitir que o estudante consiga se cadastrar e identificar de modo completamente digital, descartando a necessidade do uso da carteirinha física emitida pelas universidades. Com o aplicativo o usuário consegue não somente comprovar a identidade por meio do QR Code e cadastro válido para participar.

Quem fizer o cadastro digital pode fazer a carteirinha física também?

Sim, quem tem o cadastro digital da ID Estudantil também pode ter a versão física do documento, o qual deverá ser emitido pelo centro acadêmico da universidade ou então pela UNE. Inclusive essa última foi tida como um alvo de ataque pelo ministro da educação ao lançar o projeto, visto que atualmente a composição de renda é feita majoritariamente pela emissão de carteirinhas estudantis.

Onde posso usar?

O aplicativo com o cadastro ativo pode ser usado nos seguintes espaços:

  • Cinemas
  • Eventos culturais e esportivos
  • Identificação na universidade
  • Identificação oficial do estudante em demais espaços acadêmicos

Quem faz curso de idiomas ou então pós-graduação não tem direito a identificação no formato digital.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *