Todos os anos é cobrado o IPVA pelo Detran DF, e nas demais regiões do Brasil também. O IPVA é um imposto cujo pagamento é obrigatório para todos que possuem veículos terrestres (carros, motos, ônibus, por exemplo) em circulação. O não pagamento do imposto implica na proibição do veículo de circular por vias públicas.

DETRAN DF 2020 → Consultar, Licenciamento, IPVA, Multas e Simulado

O valor IPVA () é redirecionado a obras públicas, muitas vezes relacionadas ao trânsito, com a pintura de vias públicas, sinalização adequada e segurança no trânsito, mas nem sempre o dinheiro é utilizado para este fim. O destino do valor recolhido no IPVA fica a critério da administração pública da região. Ele é dividido ao meio com o governo Estadual e Municipal (na cidade onde o veículo está registrado).

Todos os anos é disponibilizada uma tabela de pagamento do IPVA, para o ano de 2021 também será publicada. É através dela que os motoristas sabem quais os prazos de pagamento do IPVA de seus veículos. O DETRAN DF é quem publica a tabela em seu site, portanto fique atento nas informações novas publicadas.

Muitos possuem dúvidas sobre o valor do IPVA, como é feito o cálculo até chegar naquela soma. Para que você possa conferir se o valor está correto e sentir maior confiança na hora de realizar o pagamento, o cálculo para chegar no valor do IPVA é bastante simples e claro. Importante lembrar que cada veículo possui suas especificações e, portanto, um valor diferente do outro.

Basta saber o valor do veículo na Tabela FIPE e a porcentagem da alíquota do seu veículo. Você multiplica um valor pelo outro e como resultado tem o valor do seu IPVA. A alíquota é uma porcentagem estabelecida por cada Estado sobre cada tipo de veículo.

Aqui estão algumas para que possa te ajudar a realizar o cálculo:

1% – Para veículos terrestres como: ônibus, micro-ônibus, trator, veículos de carga com lotação maior que dois mil quilos (2.000 kg).

2% – Para veículos terrestres como: motocicletas, motonetas, triciclos e quadriciclos, e também ciclomotores.

3% – Para veículos terrestres como: automóveis (carros, táxis e Ubers, por exemplo), camionetas e utilitários.

 

Para consultar os valores em aberto, o DETRAN DF dispõe em seu site um campo para pesquisas. O site da Secretaria da Fazenda DF também. Basta realizar o acesso ao site, clicar em “Consulta”, preencher informações sobre o veículo como número do RENAVAM e a placa do mesmo. Caso os valores estejam de acordo com o seu cálculo, emita a guia de recolhimento e pague o boleto online, pelo próprio site, por meio de internet banking da sua instituição bancária atual e de preferência. Também é possível realizar o pagamento presencialmente em qualquer agência bancária, casa lotérica e caixas eletrônicos. O proprietário pode ir até a agência física do DETRAN DF e solicitar tanto a consulta quanto a guia de pagamento e quita-la na própria unidade.

É importante se atentar aos prazos de pagamento de cada banco, pois alguns demoram mais que outros, e pode ser que o valor só tenha baixa no sistema do DETRAN DF após o prazo final. Neste caso, haverá o acréscimo de juros no valor do IPVA.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *