Apesar da maçã ser um símbolo das dietas muitas pessoas ainda questionam se ela de fato está entre os alimentos aliados da perda de peso.

Por conter açúcares na sua composição, muitas vezes imaginamos que essa não seja a melhor opção de refeição quando o desejo é perder peso.

Mas na verdade, o açúcar fornecido por uma maçã não tem grande relevância, já que a fruta tem outras características que ajudam no emagrecimento.

Maçã rica em fibras:

A maçã é uma fruta rica em fibras, principalmente a fibra solúvel. Esse tipo de fibra age no organismo reduzindo a fome e a ansiedade.

Quando a fibra solúvel chega no estômago ela forma um gel junto com o ácido presente no meio e esse gel aumenta a sensação de saciedade.

Esse gel também ajuda a aumentar o tempo entre refeições e na formação do bolo fecal e sua eliminação.

Maçã é rica em polifenóis e inibidores de amilase:

Os polifenóis presentes na maçã inibem a absorção do açúcar no sangue e por isso ajuda a reduzir a quantidade de calorias que são armazenadas como estoque de energia.

Os inibidores de amilase diminuem a liberação desta enzima que é a responsável pela quebra e absorção dos amidos, com isso a absorção dos amidos e açúcares fica reduzida no intestino.

Ambos fatores diminuem a velocidade de absorção e armazenamento das principais fontes de energia do corpo.

Maçã causa déficit calórico:

A maçã é um alimento que ao ser consumo promove mais gasto energético do que fornece, apenas para ser digerida.

Quando consumimos a maçã ela nos fornece certa quantidade de calorias, porém para que o organismo consiga digerir, metabolizar e absorver essa energia ele gasta o dobro de calorias.

Por isso, essa é uma boa opção de lanche, já que ela fornece poucas calorias, promove o gasto calórico e ainda aumenta o tempo de saciedade.

Maneiras de consumir a maçã:

A melhor opção é sempre consumir a fruta em seu estado natural, crua e com a casca, mas caso já esteja enjoada de tanto comer maçã, você pode variar os preparos.

Assar a maçã com um pouco de canela por cima é uma ótima opção, além de deliciosa ela ainda ajuda a reduzir a vontade de consumir doces.

Outra opção é fazer chips de maçã assado no forno para ser consumido como lanche, substituindo os biscoitos industrializados.

Conheça mais sobre a maçã Aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *