A diarreia é um problema que todo mundo enfrenta no dia a dia, ela acontece por diversos motivos, comer algo que lhe causa alergia, comer uma comida fora da validade, intoxicação alimentar e até ansiedade e nervosismo.

E a maioria dos episódios de diarreia não precisam de uma atenção médica, já sabemos o que foi o causador e agora é preciso apenas deixar passar a crise.

Não é recomendado parar a diarreia, ela é uma resposta do seu organismo tentando combater algo que não está lhe fazendo bem, por isso o ideal é apenas cuidar para não ficar desidratado.

É muito importante saber que em casos onde a diarreia dura mais de 2 dias se torna indispensável a procura por um médico para que as causas sejam investigadas, quadros simples não ultrapassam 2 dias.

Para tratar em casa, as crises mais leves existem alguns remédios caseiros que ajudam a controlar o problema.

1 Sopa de cenoura:

A cenoura é um legume que tem ação constipante e por isso ajuda na redução das crises de diarreia. Além disso o caldo ajuda na hidratação do corpo que tem perdido muito líquido.

Faça uma sopa de cenoura com frango, sem muito sal e sem temperos fortes, apenas alho e cebola em pouca quantidade.

2 Água de limão:

A água de limão é conhecida pela sua ação de interromper a crises de diarreia. Basta espremer um limão em um copo de água e ingerir.

O alívio vem em pouco tempo mas você pode repetir a bebida até três vezes ao dia, caso seja necessário.

3 Água de coco:

A água de coco é uma bebida rica em nutrientes e por isso ajuda durante as crises de diarreia, nesses momentos é preciso repor as perdas de líquido, nutrientes e eletrólitos.

A água de coco contém todos esses elementos e contribui para que o doente não fique desidratado. Ela também dá uma saciedade maior para quem não está conseguindo ingerir comidas sólidas.

4 Fibras solúveis:

As fibras solúveis, como a aveia, ajudam na formação do bolo fecal e em casos de diarréia elas podem ajudar na formação das fezes para diminuir as crises de fezes líquidas.

Um mingau de aveia pode ser uma boa opção de refeição para o doente que normalmente não está conseguindo se alimentar corretamente.

5 Comidas leves:

Durante as crises de diarréia não é recomendado forçar a alimentação e muito menos ingerir alimentos pesados.

Escolha opções mais leves como uma canja de galinha, uma sopinha de legumes ou um mingau, tudo com poucos temperos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *