O Alzheimer é uma doença neurológica que está presente em nossa sociedade, sendo de caráter crônico, e até o momento sem cura. Veja os sintomas mais comuns do Alzheimer.

 

Esquecer de acontecimentos

Um dos principais sintomas do Alzheimer é o esquecimento de eventos importantes da vida da pessoa, podendo ser de forma parcial ou total.

Com o avanço da idade, é comum a memória se deteriorar, de modo que o indivíduo apenas tenha uma vaga lembrança de alguns eventos de sua vida.

No caso do Alzheimer, a memória será apagada, não restando nem mesmo essa vaga lembrança do que foi esquecido.

Não devemos nos precipitar quanto a este sintoma, pois esquecer tarefas cotidianas é comum, dado que nosso cérebro as realiza de maneira automática.

 

Não conseguir acompanhar enredos de filmes ou novelas

Com o aparecimento do Alzheimer, o indivíduo começa a perder sua capacidade de acompanhar histórias de filmes e novelas.

Isso se deve ao fato de que seu cérebro não consegue arquivar novas informações, o fazendo esquecer de eventos correlacionados ao que é apresentado a ele durante o decorrer da trama.

É comum esquecer com frequência o nome de pessoas recém conhecidas, mas só é sintomático quando o indivíduo expressa-se como se fosse a primeira vez que se viram.

 

Perder a capacidade de tomar decisões

Nossa tomada de decisão é baseada em nossa experiência, fazendo parte de nossa memória.

Perder a capacidade de tomar decisão indica um enfraquecimento de nossa memória, sendo um sintoma de Alzheimer, principalmente se o indivíduo for idoso.

Esse sintoma pode se manifestar em decisões simples, como escolher sua roupa ou o que quer comer, geralmente levando o indivíduo a uma certa confusão de gostos.

Tomar decisões erradas é aceitável para os idosos, mas ficar perdido em questões simples pode ser sintomático, e necessita de maior investigação quanto a saúde mental do indivíduo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *